Filosofias de Investimento Popularmente Seguidas - FoxTrader

Filosofias de Investimento Popularmente Seguidas

5 Regras de Ouro para Investir no Mercado de Ações: Um Guia para Principiantes
31/12/2018
Feliz 2019
31/12/2018
Show all

Filosofias de Investimento Popularmente Seguidas

O lendário investidor do mercado de ações Warren Buffet estabeleceu as regras básicas para a filosofia de investimento quando estabeleceu duas regras para investir. A regra número 1 de investir de acordo com Buffet nunca está perdendo dinheiro e a regra número 2 não se esqueça da regra número 1.

Mas isso é mais fácil dizer do que fazer, especialmente para um investidor de varejo ou um investidor iniciante. A fim de não perder dinheiro no mercado de ações é pegar ações que estão perto do fundo. Nenhum gestor de fundos, nem mesmo Warren Buffet tem sido capaz de escolher o fundo. Mas o que diferencia um profissional de um novato é a capacidade de esperar pacientemente e manter seu conjunto bem definido de regras. Não é importante escolher o fundo para ganhar dinheiro, mas, na medida em que o preço é justo, tudo o que é necessário para se sentar no investimento e vê-lo pacientemente crescer. Como diz o ditado no mercado de ações, não é o cérebro que traz para casa o lucro, mas seu estômago para segurar através dos tempos.

Peter Lynch, um dos gestores de fundos profissionais mais bem-sucedidos do mundo, disse: “As minhas melhores ações foram as terceiras, o quarto o quinto ano em que as possuí. Não é a terceira semana, a quarta semana. As pessoas querem seu dinheiro muito rapidamente, isso não acontece. ”A afirmação vale para todo investidor de varejo impaciente que despeja suas ações em menos de um mês porque não se move como previsto.

Uma das razões pelas quais as ações são vendidas por investidores iniciantes é que elas não têm uma forte premissa para comprá-las. É comprado em alguma dica de amigos ou em um “conselho do especialista”. Não há um raciocínio sólido e um processo bem definido por trás da compra do estoque e esperar para verificar se a premissa é válida.

Ben Graham, conhecido como o pai dos investimentos, e o guru de Warren Buffett, colocaram isso bem quando ele disse que os investidores deveriam comprar ações como comprar mantimentos, e não comprar perfumes. Infelizmente, o oposto é verdadeiro para a maioria de nós.

Para evitar tais erros e seguir as regras de Buffett, é preciso ter um conjunto de princípios orientadores que devem ser seguidos, aconteça o que acontecer. Um conjunto similar de princípios orientadores precisa estar em vigor para vender as ações.

Uma maneira de selecionar o princípio orientador é seguir os princípios orientadores dos profissionais.

Existem várias maneiras em que um gestor de fundos identifica uma empresa para investimento. Enquanto a maioria dos gestores de fundos jura Warren Buffett e quer adotar seu estilo de investimento, os mercados de ações raramente dão esse tipo de oportunidade de comprar ações que estão disponíveis em avaliações descartáveis. No entanto, uma variação na abordagem de Buffett para investir é adotada pela maioria. Um conjunto de regras é claramente definido de antemão e os gerentes de fundos esperam pela oportunidade de pegar o estoque quando o conjunto de regras é satisfeito.

Investimento em valor: A filosofia de investimento de Buffett é geralmente denominada como investimento em valor. Nesse tipo de investimento, o gestor do fundo procura por uma ação que está sendo negociada a um preço abaixo de seu valor intrínseco. O valor intrínseco de uma empresa é seu valor real com base em um determinado conjunto de fórmulas, levando em consideração os fatores tangíveis e intangíveis. O gestor do fundo calcula o valor intrínseco da empresa e espera que o preço das ações caia abaixo dela. Dessa forma, ele sabe que comprou a ação barata e tudo o que precisa fazer é esperar que o preço reflita o verdadeiro valor da empresa. O gestor do fundo pode comprar mais se a ação cair como ele está convencido da história e sente que a queda é uma oportunidade ainda melhor. Ao fazer isso, ele segue a regra de Buffett de não perder dinheiro. Existem várias estratégias de pegar empresas que se enquadram na categoria de investimento em valor. Gestores de fundos e analistas jogam com vários parâmetros financeiros, mas o princípio subjacente em todos os casos é identificar ações que são fundamentalmente mais baratas do que o preço de mercado atual.

Investimento em ações de crescimento: em uma economia como a Índia, que está em fase de crescimento, há mais empresas disponíveis que estão contribuindo para o crescimento. É raro que tais ações estejam disponíveis com desconto para o valor intrínseco. Todos os investidores perspicazes estão entusiasmados com a posse de ações que devem continuar no caminho do crescimento. Muitas estratégias são utilizadas pelos profissionais para identificar ações de crescimento. Um dos usos mais comuns é o chamado método CANSLIM, desenvolvido por William O’Neil. Esta é uma combinação de análise qualitativa, quantitativa e técnica de levantamento de estoques. Essencialmente captura ações que já estão em um caminho de crescimento e têm uma forte probabilidade de continuar no mesmo caminho. Outras formas utilizadas pelos gestores de fundos estão à procura de empresas que acabaram de concluir uma grande expansão ou estão lançando uma nova gama de produtos ou estão adquirindo uma empresa que pode mudar a paisagem. As empresas de commodities que se beneficiam do aumento da demanda e dos preços da commodity subjacente também se enquadram nessa categoria.

Apostar em empresas de recuperação: uma estratégia para os corajosos corações, mas uma em que o risco-recompensa é enorme é apostar em empresas de recuperação. Uma empresa pode estar sofrendo prejuízos por várias razões – ambiente externo precário, preços baixos de seus produtos, altos preços das matérias-primas, excesso de alavancagem ou simplesmente má qualidade de gestão. Uma mudança no ambiente externo ou interno é capturada pelo gestor do fundo, que antecipa que, no futuro, a empresa se beneficiará imensamente de um cenário em mudança. No contexto indiano, empresas e setores em que o governo estende ajuda, como no caso do setor siderúrgico e do açúcar, tendem a se sair bem. Nesse tipo de estratégia, o potencial de crescimento é enorme, mas as chances de quebrar a regra de Buffett são maiores, pois as chances ainda estão contra a empresa.

Independentemente da estratégia adotada por um investidor, é importante cumpri-lo e segui-lo em todas as circunstâncias. Se um investidor tem que evitar o seu capital de prejuízos, ele tem que ser lento e seguro em recuperar seu investimento. Espaçar sua compra por um longo período de tempo é uma maneira de garantir que ele esteja mais próximo do preço antes que as forças do mercado de ações se atualizem e levem as ações a novos patamares.

Ao digitar seu e-mail, você concorda com nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade .

Reinaldo Ferreira
Reinaldo Ferreira
Trader profissional a 8 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *