O seu risco/recompensa é mais importante que a sua taxa de acerto - FoxTrader

O seu risco/recompensa é mais importante que a sua taxa de acerto

Feliz 2019
31/12/2018
O mundo já esqueceu as lições de 2008: um grande crash nas bolsas vem aí e vai ser muito pior
05/01/2019
Show all

O seu risco/recompensa é mais importante que a sua taxa de acerto

Parece até uma “unanimidade” e podemos ver em alguns blogs sobre especulação em bolsa que você precisa ter uma alta taxa de acertos para ser lucrativo no mercado.

Matematicamente posso ti dizer que isso não é verdade, você precisa controlar muito bem o seu gerenciamento de risco e quanto melhor fizer isso menos “refém” da taxa de acerto você ficará.

Mas, vamos a um exemplo…

Imagine uma situação hipotética em que um amigo propõem a você apostarem em determinado jogo de futebol, o seu amigo sugere que caso ele acerte no palpite você tenha que pagar 100 reais a ele e caso você acerte ele ti pague 50 reais.. creio eu que rapidamente você perceberia duas coisas, a primeira é que a proposta não tem um risco vantajoso pra você e a segunda é o que seu amigo é o tão conhecido “amigo da onça”.

Esse exemplo simples é apenas pra ilustrar a importância do risco pela recompensa em qualquer negócio que você realizar, principalmente em operações especulativas na Bolsa de Valores.

O mercado é soberano e não pense que você irá domina-lo e acertar o tempo todo, somos nós que nos adequamos ao mercado e não o contrário.

gora vamos para o exemplo hipotético do Trader João.

João é um day trader( operador que compra e vendem durante o pregão e não fica posicionado de um dia para o outro), João faz em média de 5 operações por dia com um risco de 1:2 ( ele arrisca 100 reais da sua conta para ganhar 200 reais do mercado) e acerta em média 50% das suas operações no mês.

Logo:

  • São 110 operações por mês ( 5 por dia x 22 pregões ao mês).
  • Com 55 Ganhos e 55 Perdas ( dentro da média de 50% de acerto) com risco/recompensa de 1:2 (a cada 100 reais arriscados de sua conta ele busca 200 reais de recompensa)
  • Operações vitoriosas = 11.000,00 ( 55 x 200 reais de ganho por operação)
  • Operações perdedoras = 5.500 ( 55 x 100 arriscados por operação)
  • Lucro líquido de 5.500 ( 11.000 – 5.500) isso sem contar as taxas operacionais fazendo um calculo “seco”.

Agora imagine que o mesmo João tivesse um risco/recompensa de 1:1 ( 100 reais da sua conta para 100 reais de recompensa) com a mesma taxa de acerto ( 50%).

Logo:

  • Operações vencedoras (55 x 100= 5.500)
  • Operações perdedoras (55 x 100= 5.500)

Isso mesmo! João agora não obteve 1 real de lucro no final do mês e isso fazendo um cálculo simplista ( sem calcularmos os custos operacionais, o que deixaria João negativo na corretora).

Percebam que nesse exemplo se nós aumentarmos o risco/recompensa (1:3,1:4,1:5 e por ai vai..) João ganhará ainda muito mais dinheiro com a mesma taxa de acerto, entenderam agora o título desse artigo?!.

É óbvio que Bolsa de Valores não é uma ciência exata e justamente por trabalharmos em um mercado de probabilidades, temos que procurar entrar em negócios com probabilidades maiores a nosso favor e que “ façam o nosso risco valer a pena”, trate o gerenciamento de risco da sua conta como uma Empresa, na qual você investe o seu capital e espera ter lucros! O gerenciamento de risco é um dos pilares do tripé do Trader Profissional ( Método, Psicologia e Gerenciamento de Risco)

Deixem o feedback de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *